quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Greenpeace elege produtos mais "verdes" do mercado

Um monitor de computador da Asus foi o produto melhor classificado no estudo hoje apresentado pela Greenpeace, sobre os produtos de electrónica de consumo mais "verdes" para 2011.
Em Junho de 2010, a organização ambientalista pediu a 21 fabricantes que submetessem a apreciação os seus produtos mais premiados em matéria de responsabilidade ambiental, em seis categorias: desktops, portáteis, netbooks, monitores LCD, televisões LCD e plasma e telemóveis.
A avaliação, naquela que é a terceira versão do "Toward Green Electronics", foi feita com base em parâmetros como a opção por substâncias não tóxicas no processo de fabrico, o menor consumo energético ou um ciclo de vida mais longo.
Entre as participantes contam-se nomes como a Acer, Asus, Dell, HP, LG, Motorola, Nokia, Panasonic, Samsung, Sony ou Toshiba, num desafio ao qual a Apple e a Philips recusaram submeter os seus produtos. Ainda assim, a Greenpeace optou por inclui na avaliação um produto de cada uma delas.
"O estudo demonstra que as fabricantes fizeram progressos notáveis nos últimos anos, produzindo produtos livres dos piores químicos, energeticamente mais eficientes e com maiores potencialidades ao nível da reutilização e reciclagem", afirma a associação em comunicado. Acrescenta no entanto que ainda há muito trabalho a fazer, nomeadamente ao nível dos ciclos de vida dos artigos.
Das mais de duas dezenas de produtos avaliados, é o monitor VW-24H-HF da Asus aquele que consegue melhor classificação, com 7,5 pontos numa escala que vai até 10. A fabricante tem ainda outro produto entre os mais amigos do ambiente, o portátil UL30A, que domina esta categoria com uma pontuação de 5,59.
A Sharp lidera na categoria das televisões, com o modelo LC-52SE1, que consegue 6,46 pontos, e a Acer é a responsável pelo modelo mais "verde" entre os netbooks: o TM8172 (5,08 pontos). Entre os computadores de secretária (desktops) é a HP que leva a melhor, com o Compaq 6005 Pro Ultra-slim (6,06 pontos).
A Samsung leva o prémio para o telemóvel mais amigo do ambiente, pelo GT-S75550 (7,03 pontos) e a Sony Ericsson destaca-se no segmento dos smartphones, com o Aspen (6,21 pontos).

Sem comentários:

Enviar um comentário