sábado, 31 de março de 2012

Quantidade de rolhas recolhidas para já na ESPAV

São já 17 os sacos cheios de rolhas recolhidas na ESPAV que foram entregues no Continente, no âmbito do Concurso "Rolhas que dão folhas", como se pode ver pela figura anterior, pois cada vale corresponde a um saco cheio de rolhas entregue.
Destacam-se para já 2 turmas da ESPAV como aqueles que, para já, mais recolheram, a turma 2 do 10.º ano com mais de 2000 rolhas já recolhidas e a turma 5 do 11.º ano com mais de 1000 rolhas recolhidas.
O concurso terminará no próximo dia 22 de maio por isso ainda existe tempo para estas ou outras turmas poderem recolher o maior número de rolhas da ESPAV.
A turma que recolher o maior número de rolhas receberá prémios, por isso, continuem a entregar rolhas.

Hora do Planeta daqui a 20 minutos

Partilho convosco a menos de 30 minutos mais uma inciativa a nível ambiental de carácter mundial.
Nos últimos anos é uma iniciativa que se vai repetindo e que vai ganhando adeptos a nível mundial, embora não tantos como se gostaria.
Dado que estamos a poucos minutos de apagar as luzes entre as 20h30 e 21h30 vou cumprir o meu dever e fazê-lo.
Partilho ainda uma notícia sobre a Hora do Planeta que aparece no dia de hoje no SAPO notícias.
Bom apagão ambiental!

domingo, 25 de março de 2012

Limpar Portugal 2012 - 24 de março de 2012

Pela 2ª vez uma iniciativa a nível mundial teve lugar, onde Portugal mais uma vez participou. A iniciativa portuguesa, intitulada Limpar Portugal decorreu no dia de ontem, 24 de março, um pouco por todo o país, tendo mais uma vez como objetivo limpar zonas previamente identificadas como zonas com lixo depositado indevidamente.
Destaco pela positiva esta iniciativa, pelo carácter global e mobilizador e obviamente pela ideia da mesma, mas pela negativa, do meu ponto de vista, pela divulgação da mesma, pois eu, atento a diversos canais de comunicação, apenas no próprio dia da iniciativa tive conhecimento da mesma, ao contrário do que sucedeu em 2010. É deveras estranho a informação não ter chegado às escolas, pelo menos a todas, entre outros organismos públicos e privados.
Estive a analisar feedback desta iniciativa que decorreu ontem e não me surpreende que a mesma tenha ficado aquém das expetativas em alguns locais do país no que toca a voluntários, logo, na recolha realizada, pois, do meu ponto de vista, a divulgação foi escassa.
Saliento ainda que, infelizmente, é necessário ter iniciativas de âmbito ambiental para limpar florestas e outros locais pelo não civismo das pessoas, que continuam a depositar lixo em qualquer local. É triste que no século XXI ainda tenhamos muitas pessoas com mentalidades e atitudes destas.

Balanço das iniciativas ambientais da ESPAV

Estão em curso, com tem sido anunciado em vários canais, algumas iniciativas ambientais na ESPAV.
Recentemente terminou uma das iniciativas, o projeto Escola Eletrão, onde pela 3ª vez consecutiva, a ESPAV se associou e participou na recolha de REEE (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos em fim de vida).
Sem saber de resultados em concreto fico com a sensação que este ano a recolha foi pouco efetiva por parte da comunidade escolar da ESPAV, não sendo por falta de informação mas por outra razão que convém apurar, pois o projeto parece ter passado "algo ao lado". No entanto, aguardamos os resultados finais para saber em concreto a quantidade de REEE recolhidos pela ESPAV.
Outra das iniciativas que estava prevista concluir a 23 de março foi prolongada até ao próximo dia 22 de maio. Concretamente estou a falar da recolha de Rolhas de Cortiça (projeto Rolhas com Valor), uma iniciativa do Continente. Atualmente a escola já recolheu 13 sacos do Continente cheios de rolhas com 2 turmas a destacarem-se por terem, cada uma, ultrapassado as 1000 rolhas recolhidas até esta altura. A turma que mais rolhas recolhar irá receber prémios. Vamos ver quem se sairá melhor.
O projeto ECOpilhas continua a pouco e pouco e apenas fica concluído até final do ano letivo, pelo que podem ir depositando nos sítios indicados para o efeito as suas pilhas e baterias inutilizadas.
Quanto ao projeto Tinteiros com Valor, este prossegue lentamente, pois o número de tinteiros entregue ainda é pequeno. O sítio onde devem ser colocados os tinteiros e toners gastos encontra-se à entrada da Sala de Professores.
Por fim, o projeto que se encontra a decorrer em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, de recolha de resíduos do ecoponto amarelo, encontra-se na 2ª fase, tendo a ESPAV ficado na 4ª posição na 1ª fase no que toca a recolha total e em 8ª posição quando se indica a quantidade recolhida per capita. Já foi recolhida a 2ª fase de resíduos, vamos ver como continuam as classificações.
E para já é tudo. Continue a contribuir para um ambiente melhor.