sábado, 27 de março de 2010

Rescaldo do Projecto Limpar Portugal

No dia 20 de Março, como sabem, milhares de portugueses juntarem-se ao Projecto Limpar Portugal e literalmente puseram mãos à obra a partir das 9h da manhã, apesar da chuva.
Grande parte das lixeiras identificadas pela organização foram limpas, o que é de destacar.
A sensibilização para o problema das lixeiras não termina por aqui, mas APENAS DEPENDE DE TODOS NÓS.
O Projecto Limpar Portugal nasceu há 6 meses, da ideia de três amigos. Juntaram-se mais de 100 mil portugueses no dia 20 de Março, tendo sido recolhidas mais de 20 mil toneladas de lixo.
Associe-se a causas como esta e vá estando a par de outros eventos de cidadania que continuarão a decorrer (http://www.limparportugal.org/).
Por exemplo, desligue hoje durante uma hora as luzes de sua casa a partir das 20h30 e junte-se a milhões de cidadãos a nível mundial (iniciativa da WWF - Worl Wildlife Fund).
Para mais informações consulte:
- http://www.worlwildlife.org (sítio WWF, em inglês);
- http://www.wwf.pt (WWF em Portugal);
- http://www.earthhour.org/ (Hora do Planeta).

Hora do planeta 2010 - 27 de Março de 2010

Junte-se aos 25 municípios portugueses e aos milhões de pessoas a nível mundial e APAGUE AS LUZES PELO PLANETA.
Portugal junta-se a esta causa pelo segundo ano consecutivo e este ano aumenta a adesão dos municípios para mais do dobro do que em 2009.
Das 20h30 às 21h30 de hoje apague todas as luzes de sua casa e contribua desta forma para a preservação do nosso planeta, ao mesmo tempo que faz parte da maior plataforma voluntária de cidadãos contra as alterações climáticas.
Consulte mais informação em http://www.earthhour.org/ (em inglês).

WWF - World Wildlife Fund

WWF é uma das mais importantes organizações mundiais sem fins lucrativos que apoia a conservação da Natureza.
Já possui mais de 5 milhões de apoiantes distribuídos por cinco continentes e mais de 100 países.
Em Portugal, a WWF, em conjunto com um vasto conjunto de parceiros, encontra-se a desenvolver projectos na área da conservação das florestas, do combate ao desperdício de água e ainda do combate ao desperdício de água.
Para mais informações visite os seguintes sítios electrónicos:
- http://www.worldwildlife.org (sítio WWF, em inglês);
- http://www.wwf.pt (WWF em Portugal).

sexta-feira, 26 de março de 2010

Mudança horária

A mudança horária existe em Portugal desde 1916 e, como em todo o Mundo, ocorre se tentar contribuir para a redução do consumo global de energia, fazendo coincidir as horas de luz com o período mais activo da maioria das pessoas/empresas.
Contudo, alguns estudos, nomeadamente ingleses, referem que na Europa é prejudicada com as duas mudanças horárias que ocorrem anualmente e consideram ser melhor para o ambiente não realizar qualquer mudança horária.
Esta medida da mudança horária foi adoptada pela primeira vez na primeira guerra mundial, quando alguns dos países implicados adoptaram esta medida tendo em vista poupar combustível.
A directiva europeia actual unifica os dias em que se verificam as mudanças de hora em todos os países da União Europeia, coincidindo com o último Domingo dos meses de Março e de Outubro. Como tal, é já este Domingo, dia 28 de Março de 2010, à 1h, que deve actualizar o seu relógio para as 2h.
Entre outras informações, em http://www.horadomundo.com/ poderá consultar a hora local de qualquer parte do Mundo.


sábado, 13 de março de 2010

Faça parte do maior evento ambiental: Projecto Limpar Portugal

Gestos simples para um uso eficiente da energia eléctrica

Com alguns gestos simples no seu dia-a-dia poderá reduzir substancialmente a sua factura de electricidade, contribuindo ainda para o ambiente. Para isso basta utilizar os equipamentos de sua casa de forma eficiente.
Comece desde logo a poupar o acto da compra dos seus equipamentos e escolha equipamentos de classe A, A+ ou A++, consultando a etiqueta energética dos equipamentos.
Segundo a DECO, 75 % dos portugueses já escolhem os equipamentos eléctricos de acordo com a sua eficiência energética.
Caso esteja indeciso entre dois equipamentos de classe A escolha aquele que tiver menor consumo de energia e o mais adequado às suas necessidades.
Procure a etiqueta energética nas lâmpadas, máquinas de lavar loiça, máquinas de lavar e secar roupa, frigoríficos, combinados e arcas, equipamentos de ar condicionado e fornos eléctricos.
Siga ainda as seguintes dicas da DECO para reduzir a sua factura de electricidade:
  • Desligue as luzes desnecessárias e os equipamentos que não estão a ser utilizados;
  • Controle a temperatura de aquecimento do ar condicionado para os 20 ºC e a de arrefecimento para os 25 ºC, a temperatura do frigorífico para os 5 ºC e a do congelador para os -18 ºC e controle ainda a temperatura do programa de lavagem da máquina de lavar roupa, sempre que possível para os 30 ºC (e sempre com carga máxima);
  • Evite abrir a porta do frigorífico e do forno muitas vezes e durante muito tempo, abrir as portas e as janelas com o ar condicionado ou aparelhos de aquecimento ligados;
  • Prefira duches rápidos, lâmpadas economizadoras e impressões em modo rascunho e a preto e branco.
Não se esqueça que ao reduzir a factura de electricidade reduz também a sua PEGADA DE CARBONO!
A pegada de carbono mede o impacte das nossas actividades no ambiente, em termos da quantidade de gases com efeito de estufa que produzimos diariamente.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Eventos ambientais em Março de 2010 a não perder "Oficinas Ambientais Reutilizar e Reciclar"

Nos dias 15 e 18 de Março irão decorrer duas oficinas de reutilização e reciclagem de materiais no Centro de Educação Ambiental de Monsanto em Lisboa. As oficinas decorrerão entre as 15h30m e as 17h e destinam-se a crianças entre os 6 e os 12 anos (mediante inscrição). Durante estas actividades os participantes podem criar vários objectos com diferentes fins, a partir da reutilização e reciclagem de outros materiais.

Este evento é realizado pelo Grupo de Formação e Educação Ambiental (GFEA), através da Quercus.

Se queres saber mais informações podes consultar o site da Quercus que se encontram na lista de sítios de interesse deste blogue que se encontra na coluna da direita.

Selecção Nacional tem novo equipamento alternativo proveniente de material reciclado

Até a Selecção Nacional preconiza nos seus novos equipamentos preocupações ambientais. Tudo é importante para cuidarmos do ambiente, por isso, siga o exemplo da Selecção Nacional.

A nova camisola destaca-se por ser branca, com duas listas verticais ao centro, uma verde e outra vermelha e em material reciclado.

A Nike revelou o novo equipamento, justificando que as listas «enfatizam a esperança e orgulho nacional da equipa», apoiado no fervor suscitado ainda pela organização do Euro 2004.
Os Descobrimentos continuam a ser forte fonte de inspiração nos pormenores, com símbolos que têm constado nos equipamentos nacionais, como a Cruz de Cristo, que agora vai figurar na traseira da gola. «o interior está uma pequena bandeira portuguesa e na parte de dentro da camisola, acima do coração, está a inscrição
Equipa de Todos Nós», refere a Nike.

Os calções são verdes com listas brancas de lado e na cintura está escrito Portugal. As meias são brancas com uma lista verde e decoradas com a Cruz de Cristo.
Quanto a características técnicas, o tecido da camisola provém pela primeira vez e material reciclado, «sendo cada exemplar feito a partir de cerca de oito garrafas de água de plástico».

Relato de uma visita de estudo à Sotancro

Fonte de imagem: http://www.drsis.pt/dnn/Portals/0/clientes/sotranco.jpg

No dia 18 de Fevereiro as três turmas do 8.º ano da Escola Secundária com 3.º ciclo Padre António Vieira, em Lisboa, viajaram até à Sotancro (empresa de embalagens de vidro) na Venda Nova, Amadora, tendo chegado pelas 10h30min.

Ficámos 15 minutos à espera para entrar e, quando entrámos, fomos a uma sala ver uns slides alusivos à criação do vidro e à história da fábrica. Ouvimos ainda uma técnica a explicar como apareceu o vidro e como funcionava a fábrica, depois dividiram-nos em dois grupos, deram-nos uns tampões para os ouvidos e uns óculos de protecção e foram connosco até ao sítio onde retiravam as garrafas de vidro já fundidas. A seguir fomos até à sala de controlo e passámos pelas linhas de montagem.

Por fim, voltámos para a sala onde nos tinham mostrado os slides, ficamos à espera que o outro grupo acabasse a visita, devolvemos os óculos, deitámos fora os tampões para os ouvidos e fomos embora.

Regressámos à escola pelas 12h.

Foi uma visita de estudo bastante interessante a uma empresa que valoriza o ambiente. Como tal, recomendamos que visitem a Sotancro.

Início do projecto

Este blogue nasceu no dia 3 de Março de 2010, partindo da iniciativa da Teresa Ramos, estagiária nesta altura da Câmara Municipal de Lisboa, que se encontra nesta altura a implementar um projecto intitulado "Separar em 1.º lugar" na Escola Secundária com 3.º ciclo Padre António Vieira, em Lisboa, na turma 2 do 8.º ano, em conjunto com os professores Lurdes Fachadas e Sérgio Leal, professores da disciplina de Área de Projecto da turma.
Este blogue, de carácter informativo, visa a sensibilização de todos nós (alunos, professores, não docentes, pais, encarregados de educação e sociedade em geral) para a importância de cuidarmos do ambiente, antes que ele trate de nós.
Faça-se seguidor do nosso blogue e envie-nos sugestões/críticas para o endereço ambiente.espav@gmail.com.
Vamos ser solidários com o ambiente!