sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Pegada ecológica portuguesa acima da média mundial

Recentemente no Jornal de Ciência, Tecnologia e Empreendedorismo CiênciaHoje, foi publicada uma notícia em que era dada a conhecer que Portugal está acima da média mundial quando se fala em pegada ecológica.
São notícias nada animadoras e que levam a reconsiderar as políticas ambientais levadas a cabo a nível Nacional, apesar de estarmos melhores do que em 2005.
Aconselho vivamente a ler esta notícia que pode consultar aqui.
A conclusão mais geral que se pode tirar é que Portugal está em em défice ecológico para com o planeta Terra.
Pegada Ecológica para 2007 dos grupos políticos OCDE, ANSA, BRIC e União Africana
Mapa mundo da biocapacidade disponível per capita em 2007 (o Homem está a usar o equivalente a 1,5 planetas Terra)

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Ponto da situação na Escola Electrão na ESPAV: Folhetos informativos e setas indicativas

Já foram preparados alguns materiais informativos para a comunidade escolar da iniciativa Escola Electrão que decorre na ESPAV.
Folheto informativo
Setas indicativas do ponto de recolha de REEE

Mais materiais continuarão a ser elaborados e distribuídos, também em versão digital para minimizar o impacto ambiental, mas contamos com a ajuda de toda a comunidade ESPAV para conseguirmos superar a quantidade de REEE recolhidos no ano lectivo anterior.
Aproxima-se a época natalícia que normalmente é uma altura em que se deitam fora REEE em fim de vida para trocar por novos equipamentos, logo, SEJA ACTIVO PARA COM O AMBIENTE E DEIXO OS SEUS REEE NA ESPAV!

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Recolha oficial Escola Electrão atribuído

Já é conhecido o período de recolha oficial dos REEE (Resíduos de Equipamento Eléctrico e Electrónico em fim de vida) na ESPAV, no âmbito da iniciativa Escola Electrão.
Este ano lectivo a ESPAV pertencerá ao grupo B (existem três grupos de escolas) e a recolha será:

  • Data de início do período de recolha: 09-02-2011
  • Data de fim do período de recolha: 01-03-2011
  • Dia de visita do Ponto Electrão: 28-02-2011
VAMOS REUNIR A MAIOR QUANTIDADE DE REEE!

Preocupação ambiental presente no Projecto RTEC

No projecto RTEC (Recursos Tecnológicos para o Ensino das Ciências) da ESPAV a preocupação ambiental também está presente, como pode verificar pelo post da 33ª sessão do projecto.
A produção de sabão está a ser feita reciclando óleo utilizado e nessa mesma sessão foi produzido biodiesel igualmente recorrendo a óleo usado.
Iniciativas destas precisam-se.

Acção extra Escola Electrão

A ESPAV concorreu a uma acção extra da Escola Electrão que, a ser aceite, decorrerá no próximo dia 4 de Abril de 2011.
Durante o mês de Dezembro os Coordenadores da iniciativa Escola Electrão a nível Nacional informarão se a acção extra poderá ser realizada e qual o horário da mesma.
Para esta acção extra está toda a comunidade escolar convidada, podendo desde já salvaguardar o seu lugar (pedido individual ou de grupo turma, por exemplo) enviando o número de pessoas e a identificação se é aluno(a), professor(a), turma, encarregado de educação, assistentes técnico ou operacional, etc.
A acção extra terá lugares limitados e a recepção dos pedidos será confirmada como aceite ou não aceite.
Se se atingir o número limite de lugares para esta acção extra essa divulgação será feita neste blogue.

sábado, 20 de novembro de 2010

Lançamento do "Concurso de Ideias do Logotipo Ambiental"

Queremos associar um logotipo que seja a “cara” do projecto Ambiente na ESPAV. Como tal, lançamos hoje o desafio que se irá estender até ao dia 4 de Fevereiro de 2011, dia onde será escolhido qual o logotipo vencedor.
O desafio lançado tem como objectivo a criação de um logotipo para o projecto Ambiente na ESPAV, que irá figurar no material do projecto, tais como o blogue http://ambientenaespav.blogspot.com, documentos do projecto ou associados ao mesmo, publicações, meios electrónicos e demais documentos oficiais. No fundo, o logotipo seleccionado será a identidade e o suporte de toda a divulgação do projecto.
Para o efeito, convidamos todos os interessados a dar largas à criatividade e originalidade e a participar activamente na criação da imagem de marca do projecto Ambiente na ESPAV. O presente concurso destina-se a qualquer indivíduo ou equipa (máximo de 2 elementos), sendo que cada concorrente/equipa poderá apresentar até três propostas.
Os trabalhos levados a concurso devem apresentar características que reflictam e identifiquem uma imagem de marca e promocional do projecto, devendo os mesmos ser apresentados em papel ou cartolina, formato A4, e em suporte digital possível de ser editado (envie o(s) logotipo(s) para o endereço sergio.leal@espav.edu.pt).
O prazo limite de entrega dos trabalhos é no dia 4 de Fevereiro de 2010.
Os três melhores trabalhos, para além do reconhecimento sobre o trabalho que realizou/realizaram através da exposição pública do logotipo, receberão ainda uma surpresa especial.
No dia da ESPAV serão divulgados os três melhores trabalhos e entregues os prémios.
PARTICIPE ATÉ DIA 4 DE FEVEREIRO ENVIANDO OS SEUS TRABALHOS!

Universidade Verde de Lisboa - Projecto Verde da FCUL

Numa pesquisa efectuada deparei-me com uma ideia interessante da Universidade de Lisboa, intitulada Universidade Verde de Lisboa - Agir para uma Universidade cada vez mais Sustentável.
A ideia subjacente é completamente e facilmente exequível em qualquer escola e acrescento, DESEJÁVEL, para qualquer comunidade escolar.
Dentro desta Universidade Verde existe o Projecto Verde da FCUL - FCUL Green Projecto, que dá orientações que muitas vezes nos parecem óbvias, mas não seguimos as suas práticas.
Existe desde hoje uma ligação aos sítios electrónicos da Universidade Verde de Lisboa e o respectivo Projecto Verde na coluna do lado direito deste blogue.
MAIS INICIATIVAS DESTAS PRECISAM-SE!

Novo apelo REEE

A sensibilização ambiental na ESPAV continua, mas brevemente existirão novidades de divulgação, ao nos aproximarmos da altura onde ficarão definidas as datas oficiais de recolha por parte da organização da Escola Electrão.
Recentemente foi conhecido, após a conclusão das inscrições das escolas neste projecto de recolha de REEE, pela organização da iniciativa Escola Electrão que já vai na sua 3ª edição, de que este ano aumentou de novo o número de escolas aderentes, atingindo as 646 escolas nacionais, face as 603 escolas do ano lectivo anterior.
Com certeza que os objectivos de recolha de REEE são superiores ao ano lectivo anterior, sendo necessário, para tal, que toda a comunidade escolar intervenha e colabore nesta iniciativa ambiental, que deve ser GLOBAL.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Lançamento oficial da Escola Electrão na escola que mais REEE recolheu em 2009/2010

A sessão Switch On da Escola Electrão teve início no passado dia 14 de Outubro na escola que no ano lectivo 2009/2010 conseguiu armazenar maior quantidade de REEE (Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos).
Consulte regularmente o blogue do projecto para ficar a par das novidades, como por exemplo, que a Escola Profissional Mariana Seixas, em Viseu, venceu a 2ª edição da Escola Electrão, tendo recolhido cerca de 80 toneladas de REEE.
PARTICIPE TRAZENDO OS SEUS REEE PARA A ESPAV!

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

ESPAV oficialmente inscrita no projecto Escola Electrão

A ESPAV recebeu hoje a confirmação da inscrição no projecto Escola Electrão 2010/2011.
Já estão a ser pensadas estratégias de divulgação pela comunidade escolar da importância de participar neste projecto de carácter ambiental e de cidadania.
COMECE A DIVULGAR COM OS SEUS FAMILIARES E AMIGOS E TRAGA REEEs (Resíduos de Equipamento Eléctricos e Electrónicos) PARA A ESPAV E COLOQUE-OS NO SÍTIO DESTINADO PARA A RECOLHA DOS EQUIPAMENTOS.
Para qualquer esclarecimento contacte ambiente.espav@gmail.com.

sábado, 2 de outubro de 2010

A ESPAV voltou a inscrever-se na Escola Electrão

Após o sucesso alcançado pela comunidade da ESPAV no ano lectivo 2009/2010, a ESPAV está de novo associada ao projecto Escola Electrão 2010/2011.
Tal como nas edições anteriores, o projecto Escola Electrão pretende contribuir para o ambiente através da recolha de equipamentos eléctricos e electrónicos em fim de vida, designados de REEE (Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos).
O objectivo deste ano lectivo é, pelo menos, alcançar 4000 Kg de REEE. Para isso precisamos da ajuda de toda a comunidade da ESPAV, pelo qual apelamos ao vosso apoio para com esta causa ambiental.
A ESPAV já começou a recolha destes equipamentos e já dispõe de um espaço apropriado para o efeito. Basta trazer os seus REEE's e depositá-los no sítio apropriado.
Caso o(s) REEE(s) tenha(m) dimensões que não impeçam que o(s) traga(s) para a ESPAV, basta contactar-nos.
Fale com familiares, amigos e empresas que conheça e seja um participante activo.
Faça-o POR TODOS NÓS!
Qualquer dúvida ou sugestão de divulgação envie email para ambiente.espav@gmail.com.

domingo, 6 de junho de 2010

Dia Mundial do Ambiente (5 de Junho) e entrega de prémios Escola Electrão

Ontem, dia 5 de Junho, comemorou-se em todo o Mundo o Dia Mundial do Ambiente. Por problemas técnicos não nos foi possível colocar atempadamente este post.
Foi na mesma semana, no Centro de Congressos de Lisboa, que decorreu a sessão Switch-Off - Escola Electrão 2009/2010, mais concretamente no dia 2 de Junho, antecipando a comemoração do Dia Mundial do Ambiente.
A ESPAV, tal como referido no post de 13 de Maio de 2010, participou nesta iniciativa que consistia na recolha de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE) para assegurar que estes equipamentos tenham um fim de vida adequado, ou seja reciclado, em vez de estarem a poluir o Planeta.
Foi impressionante assistir à sessão de encerramento deste ano lectivo da Escola Electrão com a participação nesta iniciativa de 603 escolas a nível Nacional, 57000 professores, 405000 alunos e muitos não docentes, encarregados de educação, familiares e amigos.
Considero que ainda existem muitas pessoas pouco sensibilizadas para a matéria ambiental, mesmo nas escolas, mas são sem dúvida as escolas os veículos que poderão fazer a diferença neste aspecto e já se nota em inúmeras escolas, através de iniciativas como esta.
A ESPAV apenas conseguiu recolher cerca de DUAS toneladas de REEE, mas foram DUAS toneladas de equipamentos que terão um fim adequado com o mínimo impacto possível para o ambiente.
Referi apenas DUAS toneladas porque a escola que conseguiu recolher mais REEE foi a Escola Profissional Mariana Seixas, de Viseu, que conseguiu recolher a impressionante quantidade de cerca de OITENTA toneladas de REEE, como se pode comprovar pela fotografia inicial, nas cerca de 1605 toneladas de REEE recolhidos em todas as 603 escolas participantes.
PARABÉNS ESCOLA ELECTRÃO!

quinta-feira, 13 de maio de 2010

A importância dos concursos de carácter ambiental

Existem cada vez mais concursos de sensibilização da comunidade escolar sobre temáticas ambientais.
Todos os concursos apontam uma situação em comum, a de elaborar um projecto de carácter ambiental que envolva a comunidade escolar.
São, sem margem para dúvida, bons exemplos que as escolas devem seguir e promover.
Uma prática que todas as escolas deveriam adoptar, associado ou não a um projecto ambiental que esteja a concurso, seria analisar os gastos energéticos actuais e arranjar formas de reduzir a pegada ecológica da escola. Por exemplo, quantas não são as escolas que, desnecessariamente, possuem inúmeras lâmpadas e sistemas de ar condicionado ligados quando os mesmos não são necessários, para além de muitos outros aspectos que se poderiam e deveriam corrigir, tal como o consumo excessivo de água, entre outros.
Este blogue surgiu na perspectiva de sensibilizar a comunidade escolar da ESPAV e todas as outras comunidades que consultem o nosso endereço.
Um dos concursos que a ESPAV se propôs, com sucesso, foi a participação no Concurso Escola Electrão, que envolveu este ano lectivo 603 escolas a nível Nacional.
No próximo dia 2 de Junho, no Centro de Congressos de Lisboa, realizar-se-á a sessão de encerramento do concurso Escola Electrão deste ano lectivo com a respectiva entrega de prémios.
Em jeito de informação, neste momento encontra-se a decorrer a edição 2009/2010 de um Concurso promovido pela EDP intitulado "o ambiente é de todos - vamos sentir a energia". Poderá consultar todas as informações deste concurso aqui.

Seminário "Planeta Terra: Agir pela Biodiversidade"

No próximo dia 19 de Maio de 2010 entre as 14h30 e as 17h30 decorrerá um Seminário intitulado "Planeta Terra: Agir pela Biodiversidade", de frequência gratuita, mas de inscrição OBRIGATÓRIA.
Inscreva-se e saiba mais informações aqui.

Eco-marathon 2010

Não queríamos deixar de divulgar e congratular a prestação de um automóvel da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra (FCTUC), nomeadamente uma equipa do Departamento de Engenharia Mecânica desta instituição, responsável pelo desenvolvimento do projecto de um "Eco-veículo", que conquistou o 2º lugar na categoria protótipos e o oitavo lugar da classificação geral da Shell Eco-marathon Europe 2010, obtendo assim a melhor prestação de sempre, naquela que é considerada a mais prestigiada prova de eficiência energética.
Poderá ver uma notícia integral aqui e obter mais informações sobre este Eco-veículo aqui.

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Fotografias sobre ambiente e separação de lixo na ESPAV

Autor: Tito

Autor: Tito

Autora: Teresa

Autora: Teresa

Autora: Teresa

Autora: Neha

Autora: Neha

Autora: Elisa

Autora: Elisa

Autora: Elisa

Em cima encontram-se 10 fotografias realizadas por alunos da turma de CEF de fotografia da ESPAV com a temática "Ambiente e separação do lixo na ESPAV", após um desafio que lhes lançamos.
Gostaríamos de deixar aqui o nosso agradecimento à participação dos alunos envolvidos.
Esta iniciativa é o resultado da interacção necessária entre vários membros de uma comunidade escolar para com a temática ambiental, com o objectivo da sensibilização ambiental.

domingo, 25 de abril de 2010

Vulcão Islandês

Recentemente um vulcão na Islândia entrou em erupção chegando a perturbar por vários dias o espaço europeu, como é sabido. Em http://www.boston.com/bigpicture/2010/04/more_from_eyjafjallajokull.html poderá visualizar uma galeria de fotos bastante interessante relacionadas com o vulcão, contudo, não se deve esquecer que a poluição ambiental resulta principalmente da acção do Homem, mas fenómenos naturais também são responsáveis por alguma poluição, embora em muito menor escala actualmente.
Contudo, no caso da erupção deste vulcão islandês parece que algumas das pequenas partículas libertadas são importantes para combater o aquecimento global terrestre, segundo especialistas portugueses.

NASA seleccionou fotos do planeta Terra para comemoração do Dia do Planeta

Em virtude da comemoração do Dia Mundial da Terra, a NASA seleccionou algumas das melhores fotografias do planeta Terra para nos mostrar como é o nosso planeta visto do espaço. Poderá visualizar a galeria de fotografias em http://www.nasa.gov/topics/earth/earthday/earthday_gallery.html.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Dia Mundial da Terra - 22 de Abril

Comemora-se a 22 de Abril, o 40º aniversário do denominado Dia da Terra, o único evento celebrado em simultâneo em todo o planeta por pessoas de todas as cores, credos e nacionalidades (Jornal OJE, de 13 de Abril).
O Dia Mundial da Terra teve lugar pela primeira vez na década de 1970 nos Estados Unidos da América (EUA), para relembrar a população mundial sobre a sua responsabilidade na protecção do nosso planeta.
Nos dias que correm é fundamental cada vez mais pessoas darem importância à nossa casa - a Terra.
Alertas sobre o perigo ambiental GLOBAL de que a humanidade hoje é alvo aparecem todos os dias, sendo um PROBLEMA MUNDIAL, do qual todos nós somos responsáveis. Como tal, temos de ser todos nós a resolver esta situação.
A CASA ONDE TODOS NÓS VIVEMOS DEVE SER CUIDADA POR TODOS NÓS.
O FUTURO DO PLANETA TERRA ESTÁ NAS NOSSAS MÃOS!

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Projecto "Separar em Primeiro lugar"

O projecto “Separar em primeiro lugar!”, é um projecto de Educação Ambiental criado no âmbito de um estágio curricular realizado no Gabinete Escola-a-Escola Pró-Ambiente no presente ano lectivo.

Este projecto está a ser realizado actualmente na ESPAV, integrando várias acções de sensibilização e actividades tais como a decoração das mesas do bar da escola, a construção de “Eco-Puzzles” e a realização do jogo “A Roda dos R’s”.

Este projecto complementa a acção exercida pelo Programa Escola-a-Escola Pró-Ambiente e visa alertar a população da ESPAV para a importância da separação dos resíduos produzidos como forma de proteger o ambiente.

Participe!

Programa Escola-a-Escola Pró-Ambiente

O Escola-a-Escola Pró-Ambiente, é um programa de Educação Ambiental promovido pela Câmara Municipal de Lisboa que tem como população-alvo todas as escolas de 2.º, 3.º ciclo e de ensino secundário de Lisboa.

Este programa é constituído por várias actividades que são realizadas em todas as escolas envolvidas, como por exemplo: os jogos ludo-didáticos, as visitas de estudo a locais de tratamento e destino final de resíduos urbanos, bem como a indústrias recicladoras de vários materiais. Para além destas actividades existem também os concursos “TGR: Todos Gostam de Reciclar”, “Reutilizar é Fashion” e as “Construções Ecológicas”. No final de cada ano lectivo, o programa encerra com um conjunto de actividades que este ano (2009/2010) ocorrem na Rua Agusta, em Lisboa, e consistem numa feira de objectos usados, num desfile de moda e na exposição dos trabalhos realizados pelos alunos ao longo do ano.

A ESPAV está inscrita em algumas actividades do programa, esteja atento/a para poder participar!

Concurso - “TGR: Todos Gostam de Reciclar”

O concurso “TGR: Todos Gostam de Reciclar”, é uma iniciativa promovida pelo Programa Escola-a-Escola Pró-Ambiente da Câmara Municipal de Lisboa. O objectivo deste concurso é aumentar e melhorar a separação e consequente recolha de alguns resíduos produzidos nas escolas - o papel e as embalagens.

Apenas as escolas que têm um sistema de recolha selectiva porta-a-porta puderam participar no “TGR: Todos Gostam de Reciclar”. No sistema de recolha selectiva porta-a-porta, as escolas têm de separar selectivamente os resíduos que produzem pois existem dias específicos em estes resíduos são recolhidos, como por exemplo um dia para a recolha dos resíduos de papel/cartão, um dia para a recolha dos resíduos de plástico e metal, etc...

No início do ano lectivo de 2009/2010, a Câmara Municipal de Lisboa forneceu vários cartazes, contentores e mini-ecopontos às escolas abrangidas pelo sistema de recolha selectiva porta-a-porta. Estes materiais acrescentaram às escolas meios para separar melhor os resíduos que produzem, e simultaneamente desempenham um papel central no concurso.

O “TGR: Todos Gostam de Reciclar”é constituído por quatro fases e, em cada fase, são distribuídos pelas escolas vários cartões com perguntas ou passatempos sobre os temas de higiente e resíduos urbanos.

A pontuação deste concurso será determinada não só pelas respostas certas obtidas nos cartões mas também pela separação correcta dos resíduos nos vários contentores e mini-ecopontos espalhados pela escola.

Ao colocarem o lixo nos contentores certos, todos estão a contribuir para que a Espav obtenha um boa pontuação e as três escolas com as melhores pontuações irão ganhar prémios!!!

Os resultados das várias fases do concurso serão divulgadas pelas escolas, estejam atentos aos resultados da ESPAV!

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Ciclo de conferências Human Habitat 2010

O ciclo de conferências Human Habitat 2010 é uma plataforma aberta de comunicação dedicada ao tema das Cidades Sustentáveis.
Ao todo são 10 conferências, organizadas e dinamizadas pela Iniciativa Construção Sustentável, em parceria com o Oceanário de Lisboa, a Parque EXPO e com a Agência Portuguesa do Ambiente.
O tema das conferências é, sem dúvida, importante nos dias que correm. Um ambiente de discussão saudável entre oradores e participantes é o que se pretende com estas conferências que já tiveram início no passado dia 22 de Fevereiro de 2010. A 2ª conferência realiza-se já na próxima segunda-feira, dia 12 de Abril, no Oceanário de Lisboa, pelas 18h.
A entrada é gratuita e a inscrição obrigatória. Poderá realizar a sua inscrição para as conferências através de mail@humanhabitat.pt ou através de 219 616 646.
Para mais informações poderá consultar http://www.humanhabitat.pt.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Seminário sobre Sustentabilidade "Abril... conversas mil" na FCUL

Na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) de 8 a 29 de Abril, às terças e quintas feiras irá decorrer um Seminário sobre Sustentabilidade intitulado "Abril... conversas mil".
As várias sessões irão decorrer no Auditório da Fundação da FCUL, pelas 17h30, com a visualização de um filme seguida de conversa com os convidados.
Segundo os responsáveis pelo Seminário "Pretende-se neste seminário abordar várias dimensões da crise ambiental, discutir os vários caminhos que apontados como solução, e apontar alternativas sustentáveis.
O seminário conta com a participação de professores de vários departamentos da FCUL, do ISA, do ISPA e da FLUL, convidados de organizações ambientais (LPN, Plataforma Sabor Livre) e ainda outros cuja experiência de vida nos dará um contributo fundamental sobre práticas sustentáveis."
De seguida segue informação do vídeo a ser apresentado na 1.ª sessão que decorrerá já no próximo dia 8 de Abril de 2010.
HOME - O Mundo é a nossa casa
Em 200 mil anos na Terra, a Humanidade tem perturbado o equilíbrio do planeta, estabelecido por quase 4 biliões de anos de evolução. O preço a pagar é alto, mas é tarde demais para ser pessimista: a Humanidade tem apenas 10 anos para inverter esta tendência e tornar-se consciente da extensão total da destruição da Terra e alterar os seus modelos de consumo. Yann Arthus-Bertrand, o realizador, traz-nos imagens aéreas únicas de 50 países para partilhando esperanças e receios num filme que lança a primeira pedra do edifício que, todos juntos, teremos de reconstruir.

ALGAR - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, SA

Recentemente recebi em casa, juntamente com a factura da água, uma informação sobre a ALGAR, uma empresa do Algarve que nos é particularmente importante, pois está directamente implicada na valorização e tratamento de resíduos sólidos urbanos.
O sítio electrónico da ALGAR (http://www.algar.com.pt) já se encontra na coluna lateral deste blogue informativo, para consulta.
Para além de uma breve informação sobre o que depositar e não depositar no ecoponto amarelo, o pequeno folheto trazia três pequenas curiosidades bastante interessantes, a saber:
  • "Com 5 garrafas de plástico reciclado conseguimos fazer uma t-shirt XL";
  • "1 lata de bebida reciclada, economiza energia suficiente para manter uma televisão ligada durante 3 horas";
  • "O metal pode dar origem a esquentadores e fogões".
Este pequeno folheto concluía com a seguinte referência "A ALGAR já encaminhou para reciclagem (1999-2008) 7.592 ton. de embalagens e 1.298 ton de metal."
Após a referência anterior, aparece o que considero mais importante ainda do que todas estas informações. A ALGAR apela a ajuda de todos nós, promovendo desta forma a sensibilização de todos nós para a necessidade de cuidarmos do ambiente.
"Obrigado pela sua colaboração, sozinhos não teríamos conseguido. A sua participação é fundamental. Juntos vamos continuar a trabalhar para melhorar o ambiente no Algarve".
São exemplos como este que devem ser seguidos para mudarmos mentalidades que ainda precisam de ser mudadas.

sábado, 3 de abril de 2010

Documentário Sustentabilidade na ESPAV

Este vídeo infelizmente não está nas melhores condições, pois os vários excertos gravados estavam quase todos corrompidos. Restaram cerca de 30 segundos sem grande qualidade. Posteriormente serão colocados vídeos com qualidade com este mesmo tema.
Esta tentativa de documentário foi realizado nas aulas de Área de Projecto por cinco alunos da turma 2 do 8.º ano da ESPAV, no âmbito do Concurso "Faz Portugal Melhor".


sábado, 27 de março de 2010

Rescaldo do Projecto Limpar Portugal

No dia 20 de Março, como sabem, milhares de portugueses juntarem-se ao Projecto Limpar Portugal e literalmente puseram mãos à obra a partir das 9h da manhã, apesar da chuva.
Grande parte das lixeiras identificadas pela organização foram limpas, o que é de destacar.
A sensibilização para o problema das lixeiras não termina por aqui, mas APENAS DEPENDE DE TODOS NÓS.
O Projecto Limpar Portugal nasceu há 6 meses, da ideia de três amigos. Juntaram-se mais de 100 mil portugueses no dia 20 de Março, tendo sido recolhidas mais de 20 mil toneladas de lixo.
Associe-se a causas como esta e vá estando a par de outros eventos de cidadania que continuarão a decorrer (http://www.limparportugal.org/).
Por exemplo, desligue hoje durante uma hora as luzes de sua casa a partir das 20h30 e junte-se a milhões de cidadãos a nível mundial (iniciativa da WWF - Worl Wildlife Fund).
Para mais informações consulte:
- http://www.worlwildlife.org (sítio WWF, em inglês);
- http://www.wwf.pt (WWF em Portugal);
- http://www.earthhour.org/ (Hora do Planeta).

Hora do planeta 2010 - 27 de Março de 2010

Junte-se aos 25 municípios portugueses e aos milhões de pessoas a nível mundial e APAGUE AS LUZES PELO PLANETA.
Portugal junta-se a esta causa pelo segundo ano consecutivo e este ano aumenta a adesão dos municípios para mais do dobro do que em 2009.
Das 20h30 às 21h30 de hoje apague todas as luzes de sua casa e contribua desta forma para a preservação do nosso planeta, ao mesmo tempo que faz parte da maior plataforma voluntária de cidadãos contra as alterações climáticas.
Consulte mais informação em http://www.earthhour.org/ (em inglês).

WWF - World Wildlife Fund

WWF é uma das mais importantes organizações mundiais sem fins lucrativos que apoia a conservação da Natureza.
Já possui mais de 5 milhões de apoiantes distribuídos por cinco continentes e mais de 100 países.
Em Portugal, a WWF, em conjunto com um vasto conjunto de parceiros, encontra-se a desenvolver projectos na área da conservação das florestas, do combate ao desperdício de água e ainda do combate ao desperdício de água.
Para mais informações visite os seguintes sítios electrónicos:
- http://www.worldwildlife.org (sítio WWF, em inglês);
- http://www.wwf.pt (WWF em Portugal).

sexta-feira, 26 de março de 2010

Mudança horária

A mudança horária existe em Portugal desde 1916 e, como em todo o Mundo, ocorre se tentar contribuir para a redução do consumo global de energia, fazendo coincidir as horas de luz com o período mais activo da maioria das pessoas/empresas.
Contudo, alguns estudos, nomeadamente ingleses, referem que na Europa é prejudicada com as duas mudanças horárias que ocorrem anualmente e consideram ser melhor para o ambiente não realizar qualquer mudança horária.
Esta medida da mudança horária foi adoptada pela primeira vez na primeira guerra mundial, quando alguns dos países implicados adoptaram esta medida tendo em vista poupar combustível.
A directiva europeia actual unifica os dias em que se verificam as mudanças de hora em todos os países da União Europeia, coincidindo com o último Domingo dos meses de Março e de Outubro. Como tal, é já este Domingo, dia 28 de Março de 2010, à 1h, que deve actualizar o seu relógio para as 2h.
Entre outras informações, em http://www.horadomundo.com/ poderá consultar a hora local de qualquer parte do Mundo.


sábado, 13 de março de 2010

Faça parte do maior evento ambiental: Projecto Limpar Portugal

Gestos simples para um uso eficiente da energia eléctrica

Com alguns gestos simples no seu dia-a-dia poderá reduzir substancialmente a sua factura de electricidade, contribuindo ainda para o ambiente. Para isso basta utilizar os equipamentos de sua casa de forma eficiente.
Comece desde logo a poupar o acto da compra dos seus equipamentos e escolha equipamentos de classe A, A+ ou A++, consultando a etiqueta energética dos equipamentos.
Segundo a DECO, 75 % dos portugueses já escolhem os equipamentos eléctricos de acordo com a sua eficiência energética.
Caso esteja indeciso entre dois equipamentos de classe A escolha aquele que tiver menor consumo de energia e o mais adequado às suas necessidades.
Procure a etiqueta energética nas lâmpadas, máquinas de lavar loiça, máquinas de lavar e secar roupa, frigoríficos, combinados e arcas, equipamentos de ar condicionado e fornos eléctricos.
Siga ainda as seguintes dicas da DECO para reduzir a sua factura de electricidade:
  • Desligue as luzes desnecessárias e os equipamentos que não estão a ser utilizados;
  • Controle a temperatura de aquecimento do ar condicionado para os 20 ºC e a de arrefecimento para os 25 ºC, a temperatura do frigorífico para os 5 ºC e a do congelador para os -18 ºC e controle ainda a temperatura do programa de lavagem da máquina de lavar roupa, sempre que possível para os 30 ºC (e sempre com carga máxima);
  • Evite abrir a porta do frigorífico e do forno muitas vezes e durante muito tempo, abrir as portas e as janelas com o ar condicionado ou aparelhos de aquecimento ligados;
  • Prefira duches rápidos, lâmpadas economizadoras e impressões em modo rascunho e a preto e branco.
Não se esqueça que ao reduzir a factura de electricidade reduz também a sua PEGADA DE CARBONO!
A pegada de carbono mede o impacte das nossas actividades no ambiente, em termos da quantidade de gases com efeito de estufa que produzimos diariamente.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Eventos ambientais em Março de 2010 a não perder "Oficinas Ambientais Reutilizar e Reciclar"

Nos dias 15 e 18 de Março irão decorrer duas oficinas de reutilização e reciclagem de materiais no Centro de Educação Ambiental de Monsanto em Lisboa. As oficinas decorrerão entre as 15h30m e as 17h e destinam-se a crianças entre os 6 e os 12 anos (mediante inscrição). Durante estas actividades os participantes podem criar vários objectos com diferentes fins, a partir da reutilização e reciclagem de outros materiais.

Este evento é realizado pelo Grupo de Formação e Educação Ambiental (GFEA), através da Quercus.

Se queres saber mais informações podes consultar o site da Quercus que se encontram na lista de sítios de interesse deste blogue que se encontra na coluna da direita.

Selecção Nacional tem novo equipamento alternativo proveniente de material reciclado

Até a Selecção Nacional preconiza nos seus novos equipamentos preocupações ambientais. Tudo é importante para cuidarmos do ambiente, por isso, siga o exemplo da Selecção Nacional.

A nova camisola destaca-se por ser branca, com duas listas verticais ao centro, uma verde e outra vermelha e em material reciclado.

A Nike revelou o novo equipamento, justificando que as listas «enfatizam a esperança e orgulho nacional da equipa», apoiado no fervor suscitado ainda pela organização do Euro 2004.
Os Descobrimentos continuam a ser forte fonte de inspiração nos pormenores, com símbolos que têm constado nos equipamentos nacionais, como a Cruz de Cristo, que agora vai figurar na traseira da gola. «o interior está uma pequena bandeira portuguesa e na parte de dentro da camisola, acima do coração, está a inscrição
Equipa de Todos Nós», refere a Nike.

Os calções são verdes com listas brancas de lado e na cintura está escrito Portugal. As meias são brancas com uma lista verde e decoradas com a Cruz de Cristo.
Quanto a características técnicas, o tecido da camisola provém pela primeira vez e material reciclado, «sendo cada exemplar feito a partir de cerca de oito garrafas de água de plástico».

Relato de uma visita de estudo à Sotancro

Fonte de imagem: http://www.drsis.pt/dnn/Portals/0/clientes/sotranco.jpg

No dia 18 de Fevereiro as três turmas do 8.º ano da Escola Secundária com 3.º ciclo Padre António Vieira, em Lisboa, viajaram até à Sotancro (empresa de embalagens de vidro) na Venda Nova, Amadora, tendo chegado pelas 10h30min.

Ficámos 15 minutos à espera para entrar e, quando entrámos, fomos a uma sala ver uns slides alusivos à criação do vidro e à história da fábrica. Ouvimos ainda uma técnica a explicar como apareceu o vidro e como funcionava a fábrica, depois dividiram-nos em dois grupos, deram-nos uns tampões para os ouvidos e uns óculos de protecção e foram connosco até ao sítio onde retiravam as garrafas de vidro já fundidas. A seguir fomos até à sala de controlo e passámos pelas linhas de montagem.

Por fim, voltámos para a sala onde nos tinham mostrado os slides, ficamos à espera que o outro grupo acabasse a visita, devolvemos os óculos, deitámos fora os tampões para os ouvidos e fomos embora.

Regressámos à escola pelas 12h.

Foi uma visita de estudo bastante interessante a uma empresa que valoriza o ambiente. Como tal, recomendamos que visitem a Sotancro.

Início do projecto

Este blogue nasceu no dia 3 de Março de 2010, partindo da iniciativa da Teresa Ramos, estagiária nesta altura da Câmara Municipal de Lisboa, que se encontra nesta altura a implementar um projecto intitulado "Separar em 1.º lugar" na Escola Secundária com 3.º ciclo Padre António Vieira, em Lisboa, na turma 2 do 8.º ano, em conjunto com os professores Lurdes Fachadas e Sérgio Leal, professores da disciplina de Área de Projecto da turma.
Este blogue, de carácter informativo, visa a sensibilização de todos nós (alunos, professores, não docentes, pais, encarregados de educação e sociedade em geral) para a importância de cuidarmos do ambiente, antes que ele trate de nós.
Faça-se seguidor do nosso blogue e envie-nos sugestões/críticas para o endereço ambiente.espav@gmail.com.
Vamos ser solidários com o ambiente!